domingo, 26 de julho de 2009

O papel do atleta de ciclismo


O Ciclismo é uma das modalidades mais difundidas no mundo desportivo, prova disto são as grandes voltas ciclísticas como o Giro d’Italia, o Tour de France, Milan-San Remo, Tour de Zurich alem de muitas outras do mesmo nível, onde milhares de entusiastas se posicionam nos trechos de “Escalada” para assistir a passagem dos ciclistas que duram poucos minutos as vezes segundos, mas muito emocionantes.
Tem sido assim desde o inicio da historia do ciclismo que se inicia no século 19,
O Ciclismo hoje é profissional, a União Ciclística Internacional (UCI) criou uma liga onde somente as vinte melhores equipes do mundo podem participar, e não basta ser o melhor, a equipe tem que provar que seus atletas estão sendo muito bem pagos, a UCI cobra das equipes uma franquia de 500 mil dólares (cerca de 1,2 milhões de reais) de cada equipe como fundo de garantia que seus atletas serão bem pagos.
Com dados da UCI as equipes que formam este seleto grupo em 2008 são:

Prevoyance FRANÇA
Astana SUIÇA
Bouygues Telecom FRANÇA
Caisse d'Epargne ESPANHA
Cofidis, le Credit Par Telephone FRANÇA
Credit Agricole FRAÇA
Discovery Channel USA
Euskaltel - Euskadi ESPANHA
Française Des Jeux FRANÇA
Gerolsteiner ALEMANHA
Lampre-Fondital ITALIA
Liquigas ITALI
Predictor-Lotto BELGICA
Quick Step - Innergetic BELGICA
Rabobank NOVA ZELANDIA
Saunier Duval - Prodir ESPANHA
Team CSC DINARCA
Team Milram ITALIA
T-Mobile Team ALEMANHÃ
Unibet.com SUECIA
* Dados da União Ciclística Internacional

Os ciclistas deste seleto grupo são responsáveis por uma grande movimentação de valores superiores a 2 milhões de dólares, um exemplo é o ex-ciclista italiano Mario Cipollini que sozinho ganhava uma pequena fortuna de 1,2 milhões de euros por ano.
Outros exemplos da potencia financeira do ciclismo, são as super-equipes Phonak e Rabobank, que possuem um orçamento anual de aproximadamente 22 milhões de Euros.
O atleta precisa ser visto, para que patrocinadores possam ter interesse de investimento neste atleta, de nada adianta ser um bom atleta se não estiver exposto de forma positiva, no caso a vitória ou a participação efetiva para que o companheiro de equipe possa vencer.
No ciclismo profissional o time cada equipe é composta por: técnicos, médicos, fisiologistas, massagistas, promotores e os atletas e nestes há uma hierarquia, composta da seguinte forma: capitão, sprintistas e gregários.
O capitão é o atleta representante da equipe e que possui todo um conhecimento de táticas e é polivalente, pedala muito bem no plano, se defende muito bem nas subidas, e muito regular nos sprints, e como o próprio nome já diz é o que comanda o time, na ausência do técnico ele que dará a voz de comando para o ataque e geralmente é moldado para vencer o no resultado final de uma grande volta.
Sprintistas ou sprinters, estes são especialistas em grandes acelerações, são os atletas mais velozes do time, eles possuem a potência necessária para vencer a prova nos últimos metros. Estes atletas não pedalam sozinhos durante a prova são muito bem escondidos dentro do pelotão e defendidos da resistência do ar pelos gregários, o papel principal do sprintista é durante a tática para a chegada ou meta, eles se posicionam atrás dos gregários, e pedalam no vácuo sendo embalados a velocidades de até 60 km/h onde serão lançados, ficando com uma vantagem de impulsão, saindo e fazendo a ultrapassagem do gregário a cerca de 200 metros do final, pedalando na velocidade maxima até a linha de chegada.
Os gregários ou “domésticos” como também são conhecidos, são responsáveis por defender o líder e os sprintistas, e devem sua vida por isto alem fazem todo o trabalho sujo como neutralizar fugas, levar água e alimentos para os lideres e sprintistas, e como dito anteriormente embalar o sprintista até poucos metros antes da chegada, “morrendo” praticamente a poucos metros antes de passar a linha de chegada e são muito bem pagos para isto, devem sua vida em virtude do bem estar da equipe durante a competição.
O atleta de ciclismo, assim como de outras modalidades possuem vários papeis, entre eles o papel social, profissional e ético que serão discutidos a seguir.
Começamos a falar do papel social, o ciclista precisa ter uma boa imagem, e estar sempre envolvido a atos protagonistas, como a vitória de uma competição ou a participação efetiva para que seu companheiro de equipe possa vencer. A equipe é sua primeira família, com esta ele passa cerca de 200 dias por ano, não há espaço para a vida afetiva durante o período de competições, os treinamentos são muito árduos e longos, chegando a treinar mais de 1400 quilômetros por semana a uma media de 50 km/h. Dentro da equipe o atleta precisa se relacionar muito bem com seus membros, nesta ele de descontrai, se emociona, chora e também se glorifica.
A comunidade em que o ciclista vive é propícia a apenas treinar, competir e descansar, não realizam outra atividade fora do programa de treinamento, sendo segregados apenas a uma atividade. Precisam estar sempre com a performance esportiva sempre nas melhores condições mesmo que isto não seja saudável.
Dentro desta comunidade, o ciclista pode sentir muito só, longe do afeto familiar, é como uma abstinência onde aceitam viver longe da família, dos bens que possue, seriados de TV que contagiam todas as pessoas, não há espaço. Alguns ciclistas se arrependem e começam a cair em depressão, não podendo voltar atrás, onde começam a usar “artifícios” para poder suportar este drama e se afogam em remédios antidepressivos, muitas das vezes passando a se beneficiar das drogas sociais, sendo tragados a uma vida sem sentimentos, são considerados soldados que precisam lutar e vencer. Alem dos problemas afetivos que o ciclista sofre, há também a pressão exercida pelos técnicos e patrocinadores das equipes, que exigem a vitória a qualquer custo, o que propiciam a utilização de métodos para que se possa ganhar mais rendimento, muitos deles são considerados como métodos ilegais caracterizando a dopagem.

sábado, 11 de julho de 2009

KTM 2010

Aqui fica um cheirinho das novidades do modelo da KTM para 2010




Simplesmente espetaculares...
Boas pedaladas e até ao próximo post...