segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ricardo Marinheiro bate melhores do mundo em Champéry


Vice-campeão mundial soma vitória histórica na penúltima prova da Taça do Mundo Júnior de Cross-Country (XCO) em Champéry (Suíça), uma semana após a conquista da medalha de prata no Campeonato Mundial na Austrália Ricardo Marinheiro voltou a fazer história no ciclismo português ao vencer hoje a penúltima prova da Taça do Mundo de Cross-Country (XCO) disputada no selectivo circuito de Champéry, na Suíça, prova na qual o lisboeta voltou a suplantar os melhores do mundo do seu escalão. Aproveitando a condição física que lhe valeu a medalha de prata no Mundial - em Camberra, Austrália, na passada semana -, Marinheiro, que partiu da 4ª posição, partilhando as primeiras posições do "start-loop", passou a liderar a corrida da primeira até à entrada da última volta, onde foi momentaneamente ultrapassado pelo suíço Matthias Stirnemann. Colocando no limite a oposição suíça e gerindo com rigor as suas forças, o betetista da Selecção Nacional passou novamente para a dianteira batendo Reto Indergand, segundo classificado. O betetista português cumpriu as quatro voltas ao percurso em 1h09m16s, antecipando-se em nove segundos a Reto Indergand e em 53 segundos a Matthias Stirnemann (Suíça). A conquista de Ricardo Marinheiro iguala o feito do júnior David Rodrigues que, em Maio último, triunfou na "etapa" madrilena da Taça do Mundo naquela que foi a primeira vitória de sempre do btt português na competição promovida pela União Ciclista Internacional.
"O Ricardo Marinheiro voltou a provar ser um dos melhores júniores (17-18 anos) do mundo tendo feito uma gestão excelente do seu esforço em Campéry, tal como fez em Camberra. Garantiu uma vitória de todos os portugueses e de afirmação do potencial jovem da Selecção Nacional de Cross-Country", resumiu Paulo Pais, seleccionador nacional de BTT.

domingo, 6 de setembro de 2009

Ricardo Marinheiro vice-campeão do mundo

O júnior português Ricardo Marinheiro sagrou-se, esta quinta-feira, vice-campeão mundial de cross-country (XCO), durante os campeonatos do Mundo de BTT, que decorrem em Camberra, Austrália.
Ricardo Marinheiro, que partiu da 12.ª posição na prova australiana para ser batido apenas pelo italiano Gerhard Kerschbaumer, actual campeão europeu, conquistou a primeira medalha de sempre para Portugal em campeonatos do Mundo da especialidade.
«Estou muito satisfeito com este resultado e com esta medalha. A prova correu-me bem e um segundo lugar é muito positivo. Foi um circuito extremamente técnico e muito exigente em termos físicos, mas de puro cross-country», afirmou o português.
David Rodrigues terminou a prova no 10.º lugar, enquanto Mário Costa se viu afastado depois de ter sido ‘dobrado’.